top of page
Buscar

Desmitificando o Roacutan®️

O Roacutan®️, um dos nomes comerciais da isotretinoína (derivado da vitamina A), pode ser considerado um divisor de águas no tratamento da acne grave e da acne resistente a outros tratamentos.


Segundo a American Academy of Dermatology (AAD), a isotretinoína é a uma excelente medicação do mercado capaz de combater vários pilares causais da acne: tamanho e a atividade da glândula sebácea, inflamação da pele e excesso populacional de P. acnes, bactéria responsável pela acne.


Apesar de sua eficiência e de seu perfil de segurança cientificamente comprovados, o Roacutan®️ também traz alguns efeitos colaterais importantes, sendo esses os grandes responsáveis pelo medo e pelo preconceito das pessoas quanto ao uso da medicação.


Ressecamento intenso de pele e mucosas, dislipidemia, hepatotoxicidade e teratogênese fetal são alguns desses efeitos, mas todos eles bem documentados na literatura e, portanto, manejáveis. Melhorar a alimentação, fazer exercício físico regular, não ingerir bebida alcoólica ou engravidar durante o tratamento são algumas das orientações a serem rigorosamente seguidas.


Muito se especula sobre a relação entre o Roacutan®️ e transtornos psiquiátricos. Os trabalhos científicos publicados mais recentemente sugerem não haver evidência que prove definitivamente uma relação causal entre o uso do remédio e depressão. Mas, se você está em tratamento de depressão e ansiedade, converse com seu médico antes de começar a tomar a Isotretinoína.


O remédio não tira cicatrizes e manchas pré-existentes. Ele trata das espinhas ativas e diminui a secreção de óleo. É bastante eficiente, mas não faz mágicas, então tratamentos mais precoces têm melhor prognóstico. Além disso, não se pode garantir cura total da acne após o tratamento, mas, devido ao seu efeito de reduzir sobremaneira o tamanho das glândulas sebáceas (em até 90%!), porém, mesmo que a acne volte, será com bem menos intensidade.


Havendo indicação criteriosa e individualizada, bem como acompanhamento médico do caso, o índice de sucesso terapêutico pode chegar a 80%, muito superior a outras estratégias de ação tópica e local. Confie no seu dermatologista!


Acesse attualclinica.com.br e conheça mais sobre a Attual Clínica!


0 comentário
bottom of page